O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com emoções e sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, ansiedade, medos entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.
Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa.
Segundo o Dr. Edward Bach, médico inglês sintonizador da terapia floral, a natureza, as flores possuem uma energia harmonizada, plena, por isso pode despertar essa energia de equilíbrio nas pessoas, nos animais e até em outras plantas.
Na essência da flor não temos desequilíbrio. Sendo assim as essências são ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação das emoções negativas em neutras – e depois em positivas.
Para o Dr. Bach, a personalidade da pessoa devia ser tratada, não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia a dia). Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.
As essências florais compõem uma terapia complementar que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Atualmente temos vários outros sistemas florais. No meu trabalho utilizo os Florais de Minas , Florais de Saint Germain e Florais da Califórnia. Cada sistema com suas flores especificas, mas seguindo os mesmo princípios.
Alinhar a terapia floral ao tratamento psicanalítico é de suma importância para auxiliar o paciente em seus processos de transformação profunda.
A utilização dos florais é bem simples. Não tem efeitos colaterais, nem contra indicações. A terapia floral pode ser administrada para bebês e crianças pequenas, bem como para gestantes e mães amamentando, idosos, A terapia floral é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia integrativa, que é o conjunto de práticas e técnicas voltadas para os cuidados na área da saúde. Ou seja, não substitui um medicamento ou tratamento médico, mas vem para integrar através do tratamento do estado emocional.