terapia bio energetica

TERAPIA BIOENERGÉTICA


A análise bioenergética, também conhecida como psicoterapia bioenergética, terapia bioenergética e bioenergética, é uma terapia criada em 1955 por Alexander Lowen (1910-2008) e John Pierrakos (1921-2011), a partir das pesquisas de Wilhelm Reich (1897-1957).

Fundamenta-se na integração entre mente e corpo. Sua função é resgatar o contato consigo mesmo, com as percepções corporais e emocionais. O foco é o olhar para o cliente como um todo, integrando corpo, mente, emoções e racionalidade.


Teoria

Segundo a análise bioenergética, sentimentos reprimidos na infância geram tensões musculares no indivíduo e afetam a relação do indivíduo consigo próprio e com os outros. Para restabelecer a saúde do paciente, a análise bioenergética utiliza-se de exercícios e toques corporais e de técnicas que estimulam a expressão dos sentimentos do paciente, visando a desfazer os seus bloqueios físico-emocionais.

Terapia bioenergética é uma terapia corporal que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração, para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente no indivíduo.

A terapia bioenergética ativa o fluxo energético e renova a energia vital do indivíduo, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional.

A respiração é um componente fundamental dessa terapia, pois esta é alterada de acordo com a situação, a respiração é mais lenta em situações de tristeza e mais rápida em situações de estresse, por exemplo.


PRECISAMOS URGENTEMENTE REAPRENDERMOS A RESPIRAR CORRETAMENTE.

Terapia Bioenergética: Para que serve e Como é feita


Para que serve a Terapia Bioenergética

Esta terapia é indicada para indivíduos que possuem qualquer tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos e para indivíduos com problemas respiratórios, digestórios, musculares, neurológicos, entre outros.


Alguns Exercícios corporais utilizados:
  • Pélvis: Os exercícios corporais realizados com a pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relacionados com a sexualidade e com a capacidade de auto apoio, auto sustentação;

  • Diafragma: Os exercícios corporais com o diafragma buscam um maior controle respiratório e por consequência uma maior capacidade de auto controle emocional e saber lidar melhor com as situações da vida.

  • Peito: Os exercícios são direcionados para a expressão de sentimentos e emoções reprimidas.

  • Pernas e pés: Os exercícios corporais com esses membros buscam conectar o individuo com a sua realidade.

  • Pescoço: Os exercícios corporais com o pescoço buscam o alivio das tensões e promove o relaxamento, auxiliando a concatenação dos pensamentos com os sentimentos.


Técnicas usadas na Terapia Bioenergética

Na minhas sessões de terapia bioenergética, são utilizadas técnicas de massagem bioenergética, cura quântica, reiki, cristais e psicanalise transpessoal. Cada sessão dura em média uma hora e meia.


    1. Massagem bioenergética

    Consiste em manipular os músculos e outros tecidos através de massagens com deslizamentos, pressões e vibrações, proporcionando o bem-estar físico e mental do indivíduo. Os benefícios incluem, a melhora dos sistemas muscular, circulatório e nervoso, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, efeito calmante e relaxante, melhora o humor e aumenta a auto-estima.

    O foco dessas massagens, além das couraças musculares, são também os canais de energia (meridianos), onde estão localizados os principais órgãos do corpo, como pulmão, intestinos, rins e coração. A técnica pode ser acompanhada de óleos e essências utilizadas na aromaterapia e músicas relaxantes, porém é feita de forma diferente em cada indivíduo, pois é focada no ponto de desequilíbrio do paciente, uma vez que o objetivo desta técnica é proporcionar o equilíbrio interno do indivíduo e melhorar sua qualidade de vida.


    2. Exercícios bioenergéticos

    Incluem oito segmentos corporais: pernas, pés, pélvis, diafragma, peito, pescoço, boca e olhos.

    Alguns exemplos são:

    • Exercício Básico de Vibração: Fique parado com os pés afastados em uma distância de 25 cm. Incline o corpo para frente, até suas mãos alcançarem o chão, os joelhos podem estar flexionados para o exercício ser feito com mais comodidade. Relaxe o pescoço e respire de forma profunda e lentamente. Permaneça na posição por 1 minuto.

    • Exercício de alongamento: Este exercício inclui o movimento de espreguiçar-se. Se posicione de forma ereta e com os pés paralelos, coloque os braços para cima entrelaçando os dedos, espreguice-se por alguns segundos, sentindo a hiperextensão do abdômen e depois relaxe. Inspire profundamente, e ao expirar faça um som de “a” prolongado.

    • Sacudir e socos: Neste exercício deve-se sacudir todo o corpo, sem sincronia ou coordenação. Comece sacudindo as mãos, braços, ombros e depois todo o corpo, relaxando até os músculos dos pés e liberando as tensões. Podem ser feitos movimentos de socos com os braços.


Trabalho com oficinas de trabalhos corporais bioenergéticos e biodança.

Esses encontros Bioenergéticos proporciona aos participantes uma profunda sensação de alívio tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento.