A Oligoterapia é uma terapia complementar originada na França que tem como objetivo tratar as doenças físicas e psíquicas em nível molecular. Nessa terapia, o reequilíbrio está associado aos íons e à energia transmitidos pelo oligoelementos.
Não se trata de uma especialidade nova, mas, sim, de um novo modo de gerencias a saúde, cuja regra principal é prevenir para não remediar.
Os oligoelementos são substâncias como minerais, metais e aminoácidos presentes no corpo humano, fundamentais para equilibrar o organismo e responsáveis pela catalisação de reações celulares. Esse elementos estão presentes em doses pequenas no organismo, mas se desregulados provocam alguns tipos de doenças não detectadas em exames normais.
O tratamento com oligoterapia começa com uma avaliação do funcionamento de cada órgão para verificar se há carência de algum elemento. Em seguida, é realizada uma desintoxicação do corpo, realizada por meio de mudança na alimentação.
A mudança do cardápio tem como principal objetivo regular o pH do sangue, eliminando, por um período de tempo, classes de alimentos que contenham substâncias prejudiciais a equilíbrio celular, como leite, farinha e açúcar branco entre outros.
Para definir quais são os elementos que propiciarão a regulação do organismo, cada pessoa deve passar por uma análise individual.
Cada pessoa, de cada diátese, tem sintomas e comportamentos bem específicos, os quais podem ser corrigidos pelo oligoelemento ou por um complexo de oligoelementos, melhorando parcial ou totalmente seus desequilíbrios gerais.
Com o tratamento através da oligoterapia você poderá melhorar de diversos sintomas, tais como:
Desânimo, cansaço, exaustão
Cefaléias, dores pelo corpo
Insônia
Transtornos de ansiedade
Depressão
Pânico
Sobrepeso, obesidade
Falta de memória e concentração