A cromoterapia é uma pratica terapêutica, bem antiga, em que grandes civilizações como as do Egito, Grécia, China e Índia praticavam o uso das cores com objetivo de tratar doenças e harmonizar o corpo.
No século 18, o cientista Johann Wolfgang Von Goethe, alemão, descobriu em 40 anos de pesquisa que determinadas cores influenciam nosso organismo dependendo da tonalidade usada. Nessa pesquisa, ele descobriu que a cor vermelha tem propriedades estimulantes em nosso organismo, assim como o verde tem propriedades relaxantes, o azul calmantes e o amarelo traz sensações de alegria, isso é claro, dependendo da tonalidade e intensidade das cores.
Pesquisadores modernos como:
O bioquímico Albert Szent Gyorgy, Prêmio Nobel em 1937, descobriu que a produção de várias enzimas e hormônios são estimulados pela cor.
Dr. Max Luscher descobriu que a preferência por uma cor está associada a um estado mental e a um estado de equilíbrio hormonal. Observou-se que algumas cores estimulavam a função endócrina, enquanto outras, podiam inibir, e até, desequilibrar completamente tal função
DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey, USA, que foi considerado o estruturador da Cromoterapia em bases científicas
EDWIN BABBITT - Médico em New York, USA. Autor do livro “The Principles of Light and Colour”. Ele observou as reações de pacientes com doenças mentais
JOHN OTT - Médico e cientista americano. Diretor do “Environmental Health and Light Institute de Sarasota”, Flórida, USA. Autor do livro “Health and Light”. Pesquisou a cura do câncer através dos raios cromáticos em seres humanos, com ótimos resultados.
Todos eles fizeram com que a cromoterapia fosse considerada uma especialidade terapêutica importante para ajudar a alcançar o equilíbrio energético e a harmonia ao nível do corpo, da mente e das emoções.
As cores da Mãe Natureza têm a capacidade de alterar o modo como encaramos a vida e o nosso estado de espírito.
Num dia ensolarado e com o céu completamente azul sentimo-nos felizes, mais bem-humorados, já nos dias acinzentados ficamos por vezes melancólicos e desanimados.
Pela sua força e energia, as cores agem como um método para alcançar o bem-estar, a harmonia, a paz interior e a saúde que tanto almejamos.
Na cromoterapia utilizamos as vibrações e os poderes da cor para ajudar no equilíbrio físico, mental e emocional e tem como base as sete cores do arco-íris (Vermelho, Cor de Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Azul Índigo e Violeta), onde cada cor possui características específicas e funções distintas a exercer no corpo humano.
O vermelho influencia o sistema circulatório e transmite energia e vitalidade; atua sobre o chakra básico.
A cor laranja ajuda nos problemas dos sistemas digestiório, ósseo e respiratórios; atua sobre o chakra umbilical.
O amarelo exerce influência sobre o sistema nervoso, ajudando a ultrapassar problemas de fadiga e stress, favorecendo a boa-disposição; atua sobre o plexo solar.
O verde ajuda a encontrar equilíbrio emocional e fomenta a sociabilidade; atua sobre o chakra cardíaco.
O azul é a cor que traz consciência aos indivíduos e promove a responsabilidade, é analgésica para qualquer dor ; atua sobre o chakra laríngeo.
O azul índigo tem ação analgésica mais potente; estimula a intuição; atua no chakra frontal.
O violeta tem ação antibiótica; fortalece a autoestima; ajuda a purificar o Espírito; atua no chakra coronário.
O rosa atua nos problemas do sistema genitourinário feminino e tem ação no mental criando situações positivas que transformam os pensamentos, extraindo o poder positivo de todos eles.
Aplicar o rosa no frontal e coronário ameniza as funções mentais
A Cromoterapia, utilizada em conjunto com outros métodos terapêuticos, pode ajudar a encontrar o reequilíbrio, proporcionando o bem-estar físico, espiritual, mental e emocional e fazendo com que o indivíduo fique mais tranquilo, sereno e em harmonia com o mundo que o rodeia.
A cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e social, podendo ser um grande aliado para:
Auxílio nos tratamentos de enxaqueca
Promover a sensação de bem estar
Aumentar a disposição física
Auxiliar tratamentos de insônia
Estimular a circulação sanguínea
Estimular o SNC (Sistema Nervoso Central)
Aliviar os sintomas do estresse
Combater o cansaço físico, mental e emocional
Reduzir a ansiedade