Muito tem se falado a respeito de inteligência emocional nas ultimas décadas. Recentemente temos uma grande corrente de profissionais falando do assunto e podemos entender por qual motivo:

A sociedade de um modo geral não tem sabido lidar muito bem com essa capacidade, pois além de diversos fatores, a incapacidade de lidar com os desafios da vida de uma maneira mais equilibrada é fator preponderante para que tenhamos tantas pessoas sofrendo de males psicoemocionais e tendo que utilizar tantas drogas licitas ou ilícitas para viver, conviver, sobreviver....

Sobreviver muitas vezes de modo muito inferior a sua capacidade de ser primordial.

Como já expliquei no texto de apresentação do projeto ser primordial, gostaria que você entendesse, que sempre que me referir a esse termo SER PRIMORDIAL, desejo que entendas que essa ideia está relacionada a integridade do ser, além obvio, do que é essencial e de extrema importância para a sua vida.

É primordial que entendamos que amadurecer exige de cada um de nós, muito mais do que pensamos, ou seja, se tornar maduro é muito mais do que fazer aniversários anos após anos, se formar em alguma profissão, seguir uma carreira, casar, ter filhos, ficar velho e morrer...

Infelizmente observamos que muitas pessoas passam por todas essas etapas na vida e não amadurecem.

Precisamos entender que o processo de amadurecimento do ser humano exige o exercício da inteligência emocional dia após dia.

Então vamos entender melhor:


Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias, linguagens e aprender.

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro "A Inteligência Emocional", (Editora Campus/Elsevier, 1995), foi constado que:

Daniel Goleman

Na vida das pessoas consideradas bem sucedidas, 90% do sucesso pessoal e profissional estão relacionados com as competências da inteligência emocional.

Apenas 10% tem relação com o aprendizado intelectual.

O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional.

São elas:


AUTOPERCEPÇÃO
AUTOPERCEPÇÃO

É a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.


AUTOCONTROLE
AUTOCONTROLE

É a capacidade de gerir seus sentimentos, suas emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.


AUTOMOTIVAÇÃO
AUTOMOTIVAÇÃO

É a capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.


EMPATIA
EMPATIA

É a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas, de se colocar no lugar das outras pessoas, de ter compaixão com as pessoas, os animais, o meio ambiente, a natureza como um todo.


PRÁTICAS SOCIAIS
PRÁTICAS SOCIAIS

É a capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

Analisando estes fatores comportamentais que compõem a inteligência emocional, percebemos que eles estão intimamente relacionados ao sucesso e às realizações pessoais.


NINGUÉM PODE TE FAZER SENTIR INFERIOR SEM O TEU CONSENTIMENTO

sentir inferiror

Em qualquer área da atividade humana, pessoas com estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto, destacam-se entre as demais.


estrutura emocional sólida

Um esportista que não estiver bem, emocionalmente, mesmo sendo um atleta de destaque, dificilmente obterá vantagem sobre aquele que se apresentar com alto quociente emocional.


Esportistas

Também nas empresas ocorre o mesmo. O profissional instável emocionalmente, tem sua produtividade prejudicada ao desempenhar suas funções.


Profissional
NÃO FUJA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Em todas as áreas da nossa vida ela precisa ser aplicada com o objetivo de melhores resultados e na busca de uma vida mais equilibrada e com bem estar.

Reflita sobre os tópicos a seguir:


  • Relações pessoais: pais, filhos, cônjuge, irmãos, parentes e amigos;

  • Relações sociais: atuação como cidadão na sociedade em que estamos inseridos;

  • Relações profissionais: com superiores, subordinados, parceiros de trabalho, fornecedores, clientes;

  • Relações financeiras: dinheiro, aquisição de bens, consumismo;

  • Relações espirituais e religiosas: aprendizado de alguma filosofia profunda para a sua vida;

  • Relações intelectuais: aprendizados, cursos, busca de lazer, conhecimentos em geral;


Uma vida equilibrada, uma saúde integral, o seu ser primordial precisam ter inteligência emocional.


COMO LIDAR E CONTROLAR SUAS EMOÇÕES

controlar emoções

Procure controlar sua excitação, seus medos, seus ódios e seu desânimo porque, tais sentimentos, desgastam grande quantidade de energia, acabando por minar todas as suas forças.

É necessário controlar o emocional, mas lembre-se:

nunca negue o que sente!

Busque não se auto implodir tampouco viver explodindo com os outros!

Habitue-se a focar os pensamentos e sentimentos em expectativas positivas!

Aprenda que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos mantidos com sentimento.


novos hábitos

Exercite:


CAPACIDADE DE REFLEXÃO

Pense, pondere, analise, raciocine. É impressionante o número de problemas que as pessoas se envolvem pelo simples fato de não praticarem essa habilidade que faz parte da nossa fase evolutiva.

Somos considerados seres racionais, não é a pedra, nem a planta, nem o animal que foram dotados dessa capacidade, apesar de cada reino ter sua inteligência própria.


DISCERNIMENTO

Capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado, avaliar as coisas com bom senso, ter clareza, juízo, tino.

Se você não tomar consciência disso, sua capacidade e procurar não exercitá-la, ela atrofiará....

Lembre-se do velho ditado:

Tudo aquilo que você não usa, atrofia...


LUCIDEZ

Estado da pessoa lúcida, que compreende bem, que expressa suas idéias, que utiliza perfeitamente suas faculdades mentais; capacidade de percepção; capacidade para entender ou se expressar claramente.

Uma dica muito importante nesse quesito é:


SAIA DAS ILUSÕES!

Olhe as questões da vida e os obstáculos que você precisa enfrentar com clareza, com percepção ampla, sem ilusões infantis. Agindo assim você perceberá que vai acontecer uma diferença incrível na sua relação com a vida.

Essas etapas são sinônimas de autocontrole.

Pode até parecer difícil no início, mas na medida em que seus novos pensamentos são mantidos e embasados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão se tornando parte de sua personalidade.


refletir com clareza

Alimente seus pensamentos diariamente de forma mais positiva, assim você vai perceber que através dessa prática as suas emoções e sentimentos ficarão mais sob seu controle e desta maneira você estará certamente construindo novos hábitos.


QUOCIENTE EMOCIONAL ELEVADO NOS CONECTA COM UM QUOCIENTE ESPIRITUAL TAMBÉM ELEVADO

quociente emocional

Construímos e mantemos nossa vida através de uma teia de relações em todos os seus aspectos.

Emoções são as bases que estabelecem a nossa forma de se relacionar com o mundo, determinando sucesso ou fracasso nas mais variadas áreas quer você queira ou aceite isso ou não.


O domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transportar, daquilo que somos, para tudo aquilo que almejamos ser ou ter.

modus operandi

Somos seres complexos diante do universo que é dinâmico, mas ao mesmo tempo simples em nosso “modus operandi”.


RESUMINDO TUDO

Seguindo a regra básica do “conheça a ti mesmo” e aplicando-a sob a forma de um autocontrole eficaz poderemos usufruir positivamente das poderosas energias da emoção.

Ter inteligência emocional significa não somente possuir os conhecimentos técnicos ou saberes intelectuais, é muito mais que isso, é ter o controle de nossas emoções e aplicar a nossa inteligência para obter êxito nos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.

É ter amor próprio e a verdadeira auto-estima elevada, é desenvolver a capacidade de gostar do que fazemos e acreditar em nosso potencial.

É Ser capaz de administrar as emoções, sendo capaz de produzir um equilíbrio interno que se reflete numa eficaz capacidade de lidar com situações adversas e solucionar problemas.

A inteligência emocional bem treinada e elaborada é a base primordial para a conquista da excelência, aprimorada a partir de uma associação favorável entre a razão e a emoção.

Dicas de leitura: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – DANIEL GOLEMAN

O EFEITO SOMBRA – DEEPAK CHOPRA, DEBBIE FORD, MARIANNE WILLIAMSON

A CAMA NA VARANDA - REGINA NAVARRO LINS

A FORÇA DOS SENTIMENTOS - MARIA CRISTINA MILRED